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Compra de Passagem Aérea

A Legislação diz:

A Resolução no. 9 da ANAC, em seu artigo 47 fala: § 1º. Na hipótese da empresa aérea exigir a presença de um acompanhante para o passageiro com deficiência, deverá oferecer para o seu acompanhante, desconto de, no mínimo, 80% da tarifa cobrada do passageiro com deficiência. § 2º O acompanhante deverá viajar na mesma classe e em assento adjacente ao da pessoa com deficiência.
Verificar procedimento em cada Companhia Aérea.

Vamos à respostas das CIAs Aéreas:

TAM

Prezado Sr. Murillo,
Tomamos conhecimento de seu e-mail enviado ao serviço Fale com a Gente e, agradecemos a atenção em entrar em contato conosco.
Soubemos de suas dúvidas com relação aos procedimentos de embarque de passageiros com algum tipo de deficiência física.
Informamos que para a análise de embarque é necessário, primeiramente, que o Cliente entre em contato com nossa Central de Atendimento para a realização da reserva nos voos pretendidos.
Posteriormente, será enviado ao cliente um formulário chamado MEDIF, que deverá ser preenchido pelo médico do passageiro em questão e enviado ao Departamento Médico da TAM, especializado em medicina aeroespacial.
Esclarecemos que este procedimento é necessário para que sejam avaliadas por um profissional habilitado as condições físicas do passageiro a ser transportado e, sendo assim, para que seja possível indicar a melhor forma de embarque (maca, cadeira adaptada, cinto apropriado, entre outros), com o intuito de zelar pela segurança e conforto do Cliente.
Ressaltamos que conforme a resolução nº. 009 da ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil – o cliente deve entrar em contato com 72h antes do dia pretendido de viagem para avaliação das condições físicas e motoras.
Em tempo, esclarecemos ainda que é necessário um acompanhante para aqueles passageiros que não conseguem movimentar-se sem ajuda, que não tenham condição de abandonar a aeronave por conta própria e também aqueles que tenham dificuldade em entender as instruções de segurança. Nestes casos, o acompanhante pagará 20% da tarifa básica da classe utilizada.
Entretanto, a concessão do desconto também será avaliada de acordo com a análise do Departamento Médico e, caso seja autorizado, a emissão do bilhete deverá ser realizada diretamente em uma loja TAM de aeroporto.
Contamos com sua compreensão e queremos que saiba que permanecemos, como sempre, à disposição para conhecer suas opiniões.

 

Atenciosamente,

Equipe Fale com a Gente
Serviço de Atendimento ao Cliente
TAM Linhas Aéreas
dgs

Av. Jurandir,856 – Lote 4 – 6° andar – Hangar VII – Jd Ceci – 04072-000
Sao Paulo/SP – Brasil
Tel. 0800 123 200 – Fax 0800 123 900 – www.tam.com.br

 

AVIANCA

Prezado(a) Sr(a). Murillo César Lima de Oliveira,

Primeiramente, agradecemos pelo tempo dedicado a relatar-nos sua experiência e, reforçando o compromisso que temos com a qualidade na prestação dos nossos serviços e a satisfação dos nossos clientes, esclarecemos que a Avianca oferece sim descontos para acompanhante de pessoas com deficiência. Para que esse desconto seja aplicado será necessário realizar a compra do bilhete do passageiro com deficiência em um dos nossos canais de vendas: lojas, site ou telefone através da Central de Reservas, e depois entrar em contato com o SAC através do numero 0800-286-6543 ou Central de Reservas 4004-4040 (capital) ou 0300-789-8160 (demais localidades) para realizar a reserva do acompanhante para que o desconto seja cadastrado. Após esse procedimento será necessário comparecer com antecedência de 2 horas ao horário marcado do voo para realizar o pagamento da reserva do acompanhante e lembramos também que para ter acesso ao desconto será necessário, no momento do pagamento da reserva no aeroporto, apresentar laudo médico que consta a informação de que o passageiro com deficiência não possa viajar sozinho necessitando de um acompanhante, caso contrario o pagamento não será aceito.
Esclarecidos os pontos, seu protocolo 540645 será encerrado, mas permanecerá disponível para futuras consultas sempre que desejar.
Atenciosamente,

 

Rodrigo Miguel
SAC- Serviço de Atendimento ao Cliente
OceanAir Linhas Aéreas S/A
Fone. 0800 286 6543
Fax: 5511 2168-2959
sac@avianca.com.br
www.twitter.com/SacAvianca_Br
www.avianca.com.br

 

GOL

Prezado Sr Murillo, boa tarde!
Em atenção ao seu e-mail, informamos que em conformidade com a Resolução nº. 009, de 05 de junho de 2007, da ANAC, as empresas aéreas só podem exigir um acompanhante quando ficar evidente que tal cliente não é autossuficiente e que, devido a isso, a segurança e bem estar dele ou de outros clientes não possa ser garantida.
O desconto de 100% é aplicado sobre a tarifa do acompanhante disponível no momento da emissão. A emissão é realizada através do canal 0300 115 2121 ou 0800 704 0465 (deve ser informado que se trata de uma reserva para acompanhante).
O acompanhante precisa estar capacitado a satisfazer as necessidades pessoais e médicas do passageiro.Menor de 18 anos não pode ser acompanhante legal de passageiro especial. Salvo caso de pai e mãe menor de idade.
Ao solicitar o desconto deve ser enviado o formulário MEDIF (poderá acessar nosso site www.voegol.com.br > Viaje sem dúvidas > Passageiros Especiais > Medif para fazer download e laudo médico que deve ser emitido após avaliação recente (validade de trinta dias a contar da data de emissão do bilhete e somente em caso de não haver modificação da condição clínica do passageiro);
Constar a patologia da doença;
Constar código CID;
Informar estado clínico do passageiro;
Após reserva efetuada via central de atendimento, o desconto é aplicado após o envio do Formulário Medif preenchido pelo mesmo profissional responsável pela emissão do Laudo Médico.
Toda documentação deverá ser scaneada e enviada por e-mail junto com o código da reserva para:
TRECHOS NACIONAIS: medif@golnaweb.com.br;
TRECHOS INTERNACIONAIS: contactenos@golnaweb.com.br
A análise apenas é feita dentro de 15 dias que antecede o voo ou com até 3 dias úteis antes do mesmo, ou seja, o formulário Medif deve ser preenchido dentro dos 15 dias, porém o laudo médico pode estar assinado dentro de 1 mês que antecede o voo;
O pagamento pode ser feito posteriormente através da Central de Vendas 0300 115 2121 ou diretamente no aeroporto.
Informações Gerais.
Será exigido acompanhante quando o passageiro:
Necessita viajar em uma maca, ou caso necessite de atenção médica durante o voo;
É incapaz de compreender ou responder adequadamente às instruções de segurança devido a deficiência mental;
É incapaz de deixar a aeronave sozinho em caso de emergência;
Possui deficiências auditivas ou visuais graves, que o impeçam de estabelecer comunicação de espécie alguma com os funcionários da empresa aérea;

 

Continuamos à disposição.

 

A Gol Linhas Aéreas agradece seu contato.
Atenciosamente,

 

Diná Carmo.
DRC – Diretoria de Relacionamento com o Cliente / SAC Fale Conosco.
VRG Linhas aéreas S/A.
SAC 0800 704 0465
faleconosco@golnaweb.com.br

 

AZUL

Murillo, boa tarde!

Em atenção a sua mensagem, informamos que como se trata de criação de passagem com desconto, só terá direito se comprovada a necessidade do acompanhante, mediante preenchimento do Formulário MEDIF pelo médico do deficiente e validado pelo departamento médico da Azul. A reserva do acompanhante é criada com 80% de desconto sobre a tarifa paga pelo cliente deficiente.
Ele é disponibilizado apenas no site (em “Para sua viagem” > “Informações” > “Autorização médica-MEDIF”) e deve ser impresso, preenchido e assinado pelo cliente e pelo médico do cliente, enviado para a Azul (via e-mail ou fax constando o nome completo da pessoa que vai viajar no campo “Assunto” e se for possível, o código da reserva), aguardar resposta da Azul, e no dia do embarque deve ser apresentado.
Este formulário tem prazo de validade de 07 dias corridos, ou seja, o cliente tem até 07 dias da data de autorização por parte da Equipe Médica da Azul para embarcar. Não serão aceitos formulários fora deste período.

 

 

1 º Passo: O cliente deverá imprimir e preencher o formulário MEDIF existente no site. Este formulário é composto de 03 vias: a primeira ele preenche; a segunda o médico do cliente preenche, e a terceira serve apenas para informações.
2º Passo: O cliente envia as 02 primeiras vias do MEDIF por fax (11) 4831-1030 ou e-mail (medif@voeazul.com.br – deve inserir o nome completo no campo “Assunto” e se possível o código da reserva de modo à facilitar a localização do e-mail) para o Departamento Médico Azul, e deverá aguardar o prazo de até 03 dias úteis para receber um contato da Azul.
3º Passo: A reserva é feita com prazo para pagamento de 72 horas (03 dias) de antecedência em relação ao voo de ida, na tarifa disponível no momento, e não há desconto.
4º Passo: O Departamento Médico informa e dará a resposta da autorização dentro destas 72 horas úteis e realizamos o contato através dos telefones informados no formulário.

 

 

Sendo autorizado o embarque, deverá efetuar o pagamento da reserva e comparecer com 1h30 de antecedência ao embarque, apresentado o formulário MEDIF (original ou cópia) além dos documentos necessários para embarque.

 

 

Caso haja maiores dúvidas, poderá contatar nosso SAC 0800 884 4040, atendimento 24 horas, ou se preferir contate-nos através de nosso chat on-line disponível em nosso site www.voeazul.com.br .

 

 

Permanecemos a disposição e desejamos uma excelente tarde!.

 

Agora é só escolher a empresa aérea e viajar.

 

 

Murillo Oliveira
murillo@meufilhotemdown.com
www.twitter.com/tio_lillo

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